quinta-feira, 26 de março de 2009

Nokia lança o N97, seu (novo) matador de iPhone


n97.jpg

A Nokia lançou hoje (2/12) o smartphone N97, o seu novo carro-chefe da linha de celulares inteligentes. O aparelho junta a tela sensível ao toque do iPhone e o teclado QWERTY completo incorporado do G1, celular da HTC que usa Android, o sistema operacional do Google. A fabricante finlandesa espera que o modelo sacuda a poeira da sua linha de aparelhos multimídia N series, antigamente conhecida por sua tecnologia de ponta, mas criticada no mercado por ter apresentado poucas inovações. “Demos a largada para a próxima geração”, disse Jonas Geust, vice-presidente da divisão de aparelhos da Nokia.

Geust acrescentou que esses dois recursos “emprestados” pela concorrência serão características essenciais daqui pra frente. “O que poderia haver sem telas de toque, hoje em dia? Os teclados qwerty também são importantes”, disse ele. O N97 tem tela de 3,5 polegadas com resolução de 640 x 360 pixel e resposta tátil ao toque dos dedos (o que simula o apertar de uma tecla). Vem ainda com Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entrada para fones comuns, 32 GB de memória com possibilidade de expansão para 48GB por meio de um cartão adicional, bateria com duração de um dia e meio ou 4,5 horas de vídeo, câmera de 5 megapixel com lentes Carl Zeiss e captação de vídeo com qualidade de DVD.

n971.jpg

O seu preço será parecido com os dos modelos N95 e N96 na época de seu lançamento (cerca de 550 euros antes de impostos e subsídios das operadoras). Até então, o N95 era o principal aparelho da empresa. Lançado em 2006 nas lojas desde o início do ano passado, o aparelho chegou a marca de 10 milhões de unidades vendidas. O N97 está previsto para chegar ao mercado em junho.

A Nokia foi uma das últimas dentre as grande fabricantes a lançar um modelo com tela sensível ao toque, um febre inaugurada com o primeiro modelo do iPhone. Fez isso só no mês passado. O N97 é a mais nova tentativa de conter o avanço da Apple no mercado de smartphones. Com o iPhone 3G, a empresa de Steve Jobs chegou à vice-liderança do setor, que é um dos que têm maior crescimento previsto para os próximos anos. Mas a empresa ainda domina o mercado. Assista abaixo dois vídeos do N97:

Nenhum comentário:

Postar um comentário