terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dez carros-conceitos de tirar o fôlego

Com o preço do barril de petróleo nas alturas, a indústria automobilística finalmente resolveu investir em novos formatos e em modelos. Mas as montadoras ainda têm de se preocupar com o mercado na hora de bolar os carros do futuro. Já os estudantes de design podem deixar a imaginação voar mais alto. Foi o que os alunos do Royal College of Art fizeram. O instituto britânico tem tradição em design de veículos. Desde 1967, ensina a futura geração de designers a pensar automóveis. De lá, alguns saíram para integrar as equipes da Ford, Volvo e Mazda. Suas idéias podem estar longe de serem concretizadas, mas certamente são de tirar o fôlego. E, com certeza, irão influenciar os modelos que você irá dirigir em alguns anos. Confira:

pierre_sabbas.jpg

AIRFLOW: o francês Pierre Sabas criou um automóvel feito inteiramente de vidro para dar aos ocupantes uma nova percepção do mundo a sua volta.

jon_radbrink.jpg

LEXUS NUANERO: o sueco Jon Radbrink também é um fã de vidro. O material compõe boa parte do seu modelo, que roda com um motor a gás e eletricidade. A idéia é criar um efeito de camadas para dar uma sensação de transparência a quem está lá dentro.

arturo_peralta1.jpg

SENSES: o espanhol Arturo Peralta Nogueras não se deixou limitar pela tecnologia existente. Nada do que foi pensado por ele existe hoje. O seu conceito funciona com um combustível a base de algas e tem o exterior composto por um “holograma sólido”. Tem ainda inteligência artificial, e o interior se dapata ao ambiente, passageiros e cenários.

ilaria_sacco.jpg

MY LOUNGE: o italiano Ilaria Sacco propôs uma nova forma de consumir carros ao permitir um alto grau de personalização do modelo, que permite aos ocupantes escolher tudo que vai dentro dele, como se estivessem decorando a própria casa.

joonas_vartola.jpg

IOMEGA: o modelo de Joonas Vartola desafia os limites entre um veículo e uma cápsula de relaxamento. Com um exterior inspirado em um cisne, seu modelo tem compartimentos separados para o motorista e os passageiros.

paul_howse.jpg

ENIGMA: o modelo de Paul Howse é uma nova definição de luxo e exclusividade. Movido a eletricidade obtida a partir do sol. O compartimento do passageito usa levitação magnética para ficar isolado do resto do veículo.

dong_kyu_kim.jpg

CHAMALEON: o sul-coreano Dong Kyu Kim buscou inspiração na moda. O seu carro é assimétrico, porque nunca será perfeito, “assim como um bom vestido”. Tecnologia paramagnética permite que ele mude de cor para combinar com a roupa do condutor.

raquel_aparicio_lopez.jpg

SOFT VEHICLE: a espanhola Raquel Lopez imaginou um automóvel feito de espuma. O assento é rodeado de “esferas de gelatina” capazes de absorver impactos. O porta-malas abre com um zíper. A idéia é que carros macios são carros seguros.

phoenix.jpg

PHOENIX: o espanhol Sergio Loureiro Da Silva criou um modelo de máxima eficiência. Tem uma turbina dianteira e um motor elétrico atrás. A idéia é a de uma motocicleta com um carro lateral, bem na linha das corridas de Guerra nas Estrelas.

yun_woo_jeong.jpg

TRANSFORM: Yun Woo Jeong tem um topo elástico e transparente que pode ser moldado na forma que o condutor desejar. Ele buscou inspiração nos bonecos Transformers com que brincou na infância para dar asas a imaginação do dono de seu modelo. Lúdico, não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário