quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009






A nova criação do suíço Frank, M. Rinderknecht. Depois de criar o Rinspeed eXasis , um carro transparente, o Splash , anfíbio, e o sQuba, primeiro carro subaquático do mundo, ele anunciava ter feito também um carro capaz de transformar sua carroceria monoposto em uma para três pessoas. Esse era o iChange, cujas primeiras fotos e mais informações acabam de surgir.

Equipado com um motor elétrico de 204 cv (150 kW), o carro pesa apenas 1.050 kg, o que lhe permite atingir os 220 km/h. Para ir de 0 a 100 km/h, o carro leva pouco mais de 4 s. Há dois pacotes de baterias, um para curtas e outro para longas distâncias, mas a Rinspeed não informa quanto o carro pode andar com cada um deles. No teto, painéis solares sustentam o sistema de climatização do carro e ajudam a carregar as baterias.

O nome do carro, iChange, faz duas brincadeiras. Uma delas é com os produtos da Apple, como o iPod e do iPhone. Aliás, a “chave” do iChange é um iPhone. Conectado ao veículo, ele permite ao carro rodar e também atua sobre o principal diferencial do carro, diferencial este que também responde pela segunda brincadeira contida no nome. iChange, em inglês, significa “eu mudo”.

Quando não há necessidade, o iChange leva apenas um passageiro, contrariando a tendência atual de veículos para cinco pessoas ou mais que levam apenas o motorista. Em caso de necessidade, a parte traseira do carro se eleva e surgem mais dois lugares. Esse comando é feito com a ajuda do iPhone.

O iChange não tem portas. Só uma escotilha, como a usada em aviões. Repleto de adesivos de seus patrocinadores, o carro inova no conceito, mas é destinado a ser produzido em apenas uma unidade, como todos os carros da Rinspeed. Sorte de quem puder vê-lo no Salão de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário