terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nokia vai vender celulares com software Skype

Software virá instalado em celulares topo de linha da série N, a começar pelo N97

Tamanho do texto? A A A A

N97, da Nokia, será um dos aparelhos a vir com Skype

BARCELONA - A companhia de telefonia via Internet Skype fechou acordo com a Nokia sob o qual a maior fabricante mundial de celulares venderá alguns de seus aparelhos com o software Skype pré-instalado, a partir do terceiro trimestre deste ano.

A Skype, cuja tecnologia permitiu que legiões de internautas realizassem telefonemas gratuitos de longa distância pela Internet, está começando a atuar no setor de telefonia móvel, em parceria com operadoras como a 3, da Hutchison Whampoa.

"Acreditamos que a telefonia móvel tenha imensa importância para o nosso futuro", disse Josh Silverman, presidente-executivo da Skype, em entrevista à Reuters durante o Mobile World Congress, maior evento do setor, em Barcelona.

Ele anunciou que a Nokia instalará o Skype em celulares topo de linha da série N, a começar pelo N97. "O anúncio da Nokia é realmente um marco importante. Ao formarmos parceria com fabricantes, nos tornamos capazes de oferecer uma experiência superior", disse Silverman.

O software da Skype também está disponível para download em celulares, mas nesse caso oferece menos integração a recursos como agendas, o que o torna menos conveniente.

A maioria das operadoras de telefonia móvel encara a Skype com cautela, temendo perda de receita se os usuários optarem por fazer telefonemas a custo baixo ou zero, mas Silverman afirma que a 3, na verdade, viu uma alta média de receita de 20 por cento entre os consumidores que utilizam celulares com Skype.

Ele disse que os assinantes se encorajam a usar mais seus celulares devido a planos de dados com tarifa fixa --o que amplia o uso de outros serviços da 3-- e que a lealdade dos clientes cresceu. A Skype também tem acordos com outras operadoras, mas a 3 é a mais bem sucedida.

Silverman diz que mais de 300 milhões de chamadas de Skype a Skype foram realizadas por celulares até agora. A média atual é de 1 milhão de minutos ao dia. A Skype tinha 405 milhões de usuários registrados no final do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário