segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Impressora sem tinta? Nunca mais!



Não é a toa que a empresa americana Zink Imaging foi eleita pela revista Business 2.0 uma das 10 companhias que devem mudar as regras dos jogo. E já está mostrando que pode mesmo fazer isso. A Zink patenteou uma tecnologia de impressão capaz de substituir cartuchos, toners e outros apetrechos do tipo. Funciona assim: o papel especial vem cristais microscópicos embutidos sob uma camada de polímero; a impressora aquece esse material, o que colore os cristais e produz uma imagem. Além disso, o aparelho funciona em qualquer posição já que não precisa da gravidade para fazer a tinta cair, por exemplo.

Para ver um vídeo demosntrativo de como a novidade funciona, vai aqui. Para ver uma demonstração pública da novidade, vai aqui.

A primeira impressora portátil desse tipo será vendida a partir de 2008 por US$ 129. Até lá, a Zink - nome que é uma fusão de “zero” com “ink” (tinta em inglês) - vai tentar criar mais produtos com essa tecnologia com parceiros. Novos anúncios devem ser feitos nos próximos meses. Aguardem.

A tecnologia pelo visto funciona e pra mim seria ótimo não depender de tinta. E ter uma impressora menor e portátil seria um avanço e tanto. A questão para mim é o quanto vai custar um papel desse. E, no final das contas, continuamos com um problema: ficar sem papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário