Operadora britânica e Skype apostam em parceria para revolucionar o mercado de telefonia móvel
A Hutchinson 3 e o Skype vem estabelecendo uma parceria bastante curiosa em que uma empresa pode representar o começo de uma grande virada para a outra.
A operadora britânica de telefonia móvel ocupa a quinta quinta posição do ranking no Reino Unido com uma participação de mercado em torno dos 6%. Está bem longe das concorrentes - O2, Vodafone, Orange e T-Mobile têm entre 28,3% e 19,4%. Com uma base de usuários de 75,8 milhões e uma taxa de penetração de 124%, o Reino Unido é um dos mercados mais concorridos do mundo. Crescer por lá não é fácil.
O Skype estabeleceu um novo paradigma em ligações pela internet. Com o apelo de ligações e videoconferências gratuitas, ganha 420.000 novos usuários por dia. Já são mais de 443 milhões ao todos, sendo 38 milhões recém-chegados no último trimestre. Para faturar, passou a apostar em ligações com preços reduzidos para telefones comuns. Sua receita em 2008 foi de US$ 551 milhões. Mas o Skype quer mais.
Seu sonho é avançar rumo ao mundo da telefonia móvel e ser usado pela base crescente de usuários de celulares e smartphones. Mas as operadoras, com medo de que isso possa levar a uma diminuição dos minutos (leia-se receita) usados pelos seus clientes, não estão facilitando a vida do Skype. A AT&T restringe seu uso aos acesso por Wi-Fi. T-Mobile ameaça desconectar seus usuários se eles usarem o Skype, mesmo que por Wi-Fi.
Por isso, a parceria entre as duas empresas é estratégica para ambas.
A Hutchinson 3 é a primeira operadora do mundo a apostar forte no Skype. Já oferecia celulares compatíveis com o Skype, os Skyphones (ao lado), que já tem mais de 500.000 unidades vendidas e respondem pelo uso de 1,5 milhões de minutos por dia. Agora, de posse de chip da operadora (que custa R$ 4) e um celular compatível, os usuários ligarão para outras contas de Skype e envirão mensagens ilimitadas sem pagar. Depois, isso será expandido para qualquer telefone 3G. O mote da operadora é que as suas concorrentes não estão atendendo às necessidades dos seus próprios clientes. Ao se diferenciar como a antenada do mercado, seu objetivo é trazer novos usuários e fidelizá-los.
Essa estratégia está indo bem. De todos os novos usuários ganhos pela Hutchinson 3 desde que a operadora fez a primeira parceria, 79% vieram atraídos pela oferta de Skype. E esses clientes apresentam uma margem de lucro 20% maior do que os usuários convencionais.
Esses resultados são usados pelo Skype para mostrar para as outras operadoras que um novo modelo é possível. Inclusive, executivos da empresa estão no Brasil para buscar uma maior aproximação com operadoras daqui para começar a oferecer serviços de voz sobre IP em celulares.
A empresa sabe que as pessoas gostariam de usar o Skype pelo celular. O programa disponibilizado para o iPhone e o iPod Touch teve mais de 1 milhão de downloads em 48 horas e tornou-se o mais popular aplicativo da loja online da Apple em 44 países. No total, já foi baixado 2,8 milhões de vezes. Por isso a empresa vem apostando em parcerias com as fabricantes de celulares para que os telefones já venham com o seu programa instalado. Só resta convencer as operadoras a deixar seus clientes o usarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário