sábado, 16 de maio de 2009

Vampiros de energia

Fique ligado e acabe com gastos invisíveis


Horas no banho, todas as luzes da casa acesas ... Você nem percebe, mas está escoando energia – e dinheiro – ralo abaixo. "A idade dos eletrodomésticos também contribui com esse gasto", explica Norberto Augusto Júnior, professor do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. Saiba como acabar com o desperdício.

Chuveiro elétrico
Na conta: 30% do valor total
Pegue leve: Deixe na posição verão e tome banhos breves.

Geladeira e freezer
Na conta: 30% se tiverem menos de dez anos. O valor dobra com equipamentos velhos.
Pegue leve: Não fique pensando com a geladeira aberta. "Baixar a temperatura aumenta o consumo de energia", explica Augusto Júnior. Se o modelo for antigo, observe a borracha de vedação.

Ferro de passar roupa
Na conta: 5%
Pegue leve: Só ligue o equipamento quando tiver uma pilha de roupas para passar. E, para facilitar o processo, pendure as peças molhadas bem esticadas.

Computador
Na conta: 5 % Pegue leve: Esqueça o modo espera. Acabou, desligou. É uma questão de segurança contra eventuais incêndios.

Secadora, lavadora de roupas e lava-louça
Na conta:5 %
Pegue leve: Opere com carga máxima para ligar menos vezes. E use o modo simples.

Televisão
Na conta:10 %
Pegue leve: Não deixe o aparelho dentro de armários. "Quando ele aquece, o consumo aumenta." O LED, aquela luz vermelha da TV que permite o uso do controle remoto, também gasta energia.

Lâmpadas comuns
Na conta:10 %
Pegue leve: Troque-as por fluorescentes, mais econômicas.

Instalação elétrica
Na conta:5 %
Pegue leve: Não instale muitos aparelhos em uma única tomada com benjamins. Além de perigoso, o consumo de energia sobe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário