sábado, 16 de maio de 2009

Voz sobre IP será 50% do tráfego de telefonia móvel em dez anos, diz Gartner

04_mhg_eco_celularesmat04.jpg

Até 2019, metade do tráfego de telefonia móvel no mundo será feito por meio da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP) ponta-a-ponta segundo previsão do instituto de pesquisa Gartner. O estudo aponta que, nos próximos anos, operadoras de telecomunicações tradicionais irão se adaptar a esse mercado, que movimenta globalmente hoje cerca de US$ 692,6 bilhões, diante da ameaça real de perderem parte do tráfego e das receitas para empresas apoiadas nas soluções de voz pela internet móvel.

No entanto, o instituto ressalta que, apesar do potencial de crescimento significativo, as condições para a expansão dos serviços de VoIP móvel só serão ideais daqui a cinco e oito anos. “A adoção em grande escala das ligações móveis por VoIP não acontecerá até a total implementação das redes 4G, que deve acontecer em 2017”, diz Tole Hart, diretor de pesquisas do Gartner. “Mas assim que as condições básicas de mercado estiverem estabelecidas, a transição para a tecnologia de VoIP móvel deve ser rápida, porque gera conveniência e economia aos usuários”.

Ainda de acordo com a pesquisa do Gartner, até 2019, 30% do tráfego de voz móvel baseado em serviços de VoIP sem fio serão gerenciados por grandes portais como Google, Facebook, MySpace e Yahoo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário